Seguros

Energia

Telecomunicações

Energia Solar

Aparelhos Auditivos

Créditos

Educação

Seguro de Animais de Estimação

Blogue

A tendência emergente das insurtechs no mercado segurador

A indústria seguradora é marcada pela consistência e estabilidade. No entanto, esse setor também tem testemunhado uma onda de inovação nos últimos anos com o advento das insurtechs. A insurtech - um termo que combina 'seguros' com 'tecnologia' - refere-se a empresas inovadoras que usam a tecnologia para aprimorar e simplificar a indústria de seguros.

As insurtechs, essencialmente, trazem a inovação tecnológica para a mesa, ajudando o setor de seguros a acompanhar a era digital atual. Aplicações móveis, inteligência artificial (IA), análise de dados, chatbots são apenas alguns dos elementos que as insurtechs incorporam em sua abordagem.

As insurtechs utilizam, predominantemente, a IA e machine learning (ML) para auxiliar no processamento e análise de grandes volumes de dados. Isso permite que essas empresas forneçam uma melhor experiência ao cliente, otimizando processos e criando políticas personalizadas.

Além disso, o uso de aplicativos móveis reprojetou completamente o processo de reclamação de seguros. O que antes era um processo prolongado e complicado, agora pode ser feito através de um aplicativo em questão de minutos.

Os chatbots também estão se tornando uma adição popular à indústria de seguros. Esses assistentes virtuais podem responder a consultas de clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornecendo um suporte ao cliente mais eficiente e oportuno.

Em Portugal, como em muitos outros mercados globais, a popularidade das insurtechs continua a crescer. Várias startups de insurtech foram estabelecidas em todo o país, impulsionando a modernização e a digitalização do setor de seguros. No entanto, embora as perspectivas sejam animadoras, desafios persistem.

Enfrentar a regulamentação rigorosa é uma realidade para muitas dessas empresas. Além disso, ganhar a confiança do consumidor em um setor historicamente tradicional e conservador pode ser um obstáculo. No entanto, à medida em que as insurtechs forem capazes de provar seu valor e benefícios de seus serviços, é provável que seja vista uma adoção mais generalizada.

No geral, as insurtechs estão mostrando um grande potencial para transformar a indústria de seguros. No entanto, a colaboração será essencial - tanto entre as insurtechs e as seguradoras estabelecidas como com os reguladores - para garantir uma transição suave para um setor mais inovador e digitalizado.

Tags