A transição energética de Portugal: Como a energia renovável está a moldar a economia

A transição energética de Portugal: Como a energia renovável está a moldar a economia
Portugal, um país conhecido pelo seu vinho verde, pela beleza fascinante das suas paisagens e pela hospitalidade do seu povo, está agora ansioso para ganhar reconhecimento num novo domínio: a energia renovável.

Nos últimos anos, Portugal tem feito esforços significativos no sentido de transformar a sua economia, abraçando a transição energética como uma nova oportunidade de crescimento e desenvolvimento soberano. O país tem se tornado num ponto de referência no cenário internacional de energia renovável, estabelecendo-se como um dos principais líderes Europeus em termos de investimento e inovação na produção de energia limpa.

Uma política energética voltada para as fontes renováveis não é apenas uma resposta ao imperativo global de combate às alterações climáticas, também representa uma estratégia comercial inteligente. Em primeiro lugar, as fontes de energia renovável - como o vento, o sol e as marés - são locale ilimitadas. Em segundo lugar, a produção descentralizada de energia a partir destes recursos cria novos empregos e estimula o crescimento local.

Tendo em conta o potencial da energia solar em Portugal, o país tem experienciado um boom na instalação de painéis solares, acelerando assim o desempenho da indústria solar. Em 2020, a instalação de nova capacidade solar em Portugal aumentou 60% em relação ao ano anterior, um recorde impressionante mesmo em tempos de incerteza global causada pela pandemia de COVID-19.

Paralelamente à energia solar, Portugal tem também vindo a investir na energia eólica offshore, trabalhando no sentido de aproveitar o seu vasto litoral para produzir energia limpa. O país está atualmente no processo de implementação do primeiro parque eólico flutuante da Europa, um passo fundamental rumo ao objetivo de se tornar neutro em carbono até 2050.

A transição para uma economia de baixo carbono também tem sido apoiada por políticas governamentais favoráveis. O Governo Português lançou uma série de incentivos fiscais e financeiros para promover a adopção de energias renováveis e a eficiência energética. Adicionalmente, a Estratégia Nacional para o Hidrogénio representa uma visão ousada para o papel que o hidrogénio verde pode desempenhar na descarbonização da economia portuguesa.

Subscreva gratuitamente

Terá acesso a conteúdo exclusivo, como descontos e promoções especiais do conteúdo que escolher:

Tags

  • Energia Renovável
  • Economia Portuguesa
  • Transição Energética
  • Energia Limpa
  • Inovação