No início da pandemia, o mundo viu-se de repente a operar de forma diferente. Empresas, instituições escolares e até mesmo o setor público viram-se de repente a trabalhar a partir de casa. Como poderia o setor energético ter sido impactado por esses desenvolvimentos?
Teletrabalho e os picos de energia
Na era do teletrabalho, os picos de energia deixaram de ser um problema de grandes empresas e tornaram-se um desafio para milhões de indivíduos. O consumo de energia nas residências aumentou, enquanto o uso de eletricidade nos edifícios comerciais diminuiu.
Impacto no mix de energia
O teletrabalho mudou quando e como utilizamos a energia. O uso de energia nas residências aumentou, enquanto o uso de eletricidade nos edifícios comerciais diminuiu. Este fenômeno teve consequências importantes para a mix de energia.
Mudanças a longo prazo
É claro que à medida que nos adaptamos a uma era pós-Covid-19, o impacto do teletrabalho no setor energético continuará a evoluir. As empresas, por exemplo, precisarão considerar o impacto de suas políticas de trabalho em casa no uso de energia e pensar sobre como elas podem promover práticas de energia sustentável.
Oportunidades para o setor energético
Os desafios apresentados pelo teletrabalho também são oportunidades. As empresas de energia podem tirar proveito da mudança para o teletrabalho, explorando novos modelos de negócios, adaptando sua oferta para refletir as novas formas de trabalho e integrando a digitalização em seus processos operacionais.