Com a saída final do Reino Unido da União Europeia, a qual ficou conhecida como Brexit, muitas são as implicações económicas que afetam as relações internacionais, incluindo Portugal.
No cenário de uma concretização de Brexit sem acordo, os impactos sentem-se na totalidade da economia portuguesa, pois deixa de existir livre comércio entre Portugal e Reino Unido. Assim, será necessário o estabelecimento de um novo conjunto de regras e padrões comerciais. Neste cenário, algumas das principais áreas afetadas seriam a agricultura, as pescas e a indústria automóvel, dada a sua expressiva exportação para o Reino Unido.
O turismo, setor de grande importância económica para Portugal, também pode ser impactado. O Reino Unido é um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal e a incerteza pós-Brexit pode levar a uma redução no número de turistas britânicos que visitam o país, com consequente impacto negativo na economia.
As empresas portuguesas que tenham o Reino Unido como um dos seus principais mercados podem encontrar dificuldades no pós-Brexit. As incertezas quanto ao futuro das relações comerciais podem afetar decisões de investimento e o fluxo de produtos e serviços entre os dois países.
Por outro lado, a saída do Reino Unido da UE pode representar oportunidades para Portugal. A deslocalização de empresas do Reino Unido para outros países da UE pode beneficiar Portugal, dado os baixos custos de operação e mão-de-obra, bem como a forte presença de falantes de inglês na população portuguesa.
Por fim, o Brexit também terá implicações ao nível das instituições europeias. Portugal, como membro da UE, terá que se adaptar a uma nova realidade geopolítica, onde terá que procurar novas alianças e equilíbrios.